HIV/Aids no Brasil

Solange Moraes

A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids Núcleo Campinas – RNP+ Campinas, vem, pelo presente, repudiar o pronunciamento antiético e equivocado do exmo sr. vereador Petterson Prado (PPS/SP), durante a plenária da Câmara Municipal de Vereadores de Campinas na sessão de 13 de maio de 2009.

Nós, membros da RNP+ Campinas, nos indignamos com as falsas alegações do referido vereador, pois o mesmo desconhece e não possui vivência própria do impacto da terapia antirretroviral na qualidade de vida de quem vive com HIV/Aids.

Desde a implantação da política de distribuição dos medicamentos antirretrovirais para HIV/Aids, em 1996, a história da epidemia no País tomou outro rumo e vem sendo continuamente acompanhada pelos movimentos sociais de Saúde, pelas instâncias consultivas e deliberativas governamentais (OGs) e não governamentais (ONGs) e, acima de tudo, pelas pessoas que vivem com HIV/Aids (PVHAs), que são os maiores beneficiados desta política.

Sabemos que os medicamentos para HIV/Aids possuem efeitos adversos como qualquer outro, mas também sabemos que a sua utilização correta é o que possibilitou às PVHAs terem expectativa de vida e continuarem saudável como qualquer outra pessoa não positiva para o HIV.

Sr. vereador Petterson Prado, as PVHAs não são “coitados” como o senhor cita, são cidadãos e cidadãs que votam, pagam seus impostos, trabalham, estudam e amam, independentemente de sua sexualidade. Mas o senhor, conforme sua fala, ainda acredita em “grupos de risco” e que as pessoas recém-infectadas pelo HIV só estão saudáveis porque são pessoas de hábitos “normais”. Mais uma vez, o senhor se equivoca!

Mais uma vez, o senhor nos mostra que, com relação à epidemia do HIV/Aids, ainda vive na década de 1980, quando conceitos como os expostos pelo senhor trouxeram, e ainda trazem, tanto estigma e discriminação para as vidas das PVHAs.

Talvez o senhor desconheça que o Brasil é considerado como o País que tem o melhor programa de enfrentamento da epidemia do HIV/Aids do mundo, inclusive tendo ministro da Saúde premiado como um dos melhores do mundo pela sua coragem, ousadia e iniciativa em cumprir as premissas do SUS, fazendo com que essas premissas também atendessem as populações marginalizadas por pessoas como o senhor, que ainda carregam preconceitos e servem para desinformar a população em geral.

Os recursos financeiros que são utilizados para o tratamento do HIV/Aids estão sendo utilizados para salvar vidas, mas como o senhor afirma, deveríamos tornar o Brasil como um dos países da África, onde milhares ainda morrem todos os dias, morrem também por fome, por guerras e condições sociais, mas também morrem — e muito — por Aids, o que não deve ser de seu conhecimento. É inadmissível a sua comparação!

Ficamos estarrecidos pelo fato de o espaço público da Câmara Municipal ter sido utilizado com tanta infelicidade e desconhecimento de sua parte, mas ainda acreditamos no bom senso de seus pares e esperamos que seu pronunciamento não represente o coletivo desta casa do povo, na qual ainda depositamos a nossa confiança.

Solange Moraes é representante Legal da RNP+ Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário